Essena O'Neill e um monte de questionamento
NÃO HÁ NADA REAL SOBRE ISSO (?) |
Esse mês, ela saiu das redes sociais todas, matou o Instagram, o canal no YouTube, sumiu (bom, mais ou menos, ela meio que tem um blog? e um canal no Vimeo? idk). Antes de desistir, Essena fez um vídeo bastante emocionado (em inglês), contando como tudo aconteceu e porque ela estava desistindo de tudo. Basicamente, o que ela diz é que, vivendo pra rede social do jeito que ela estava, a distinção entre quem ela era na vida real e quem ela era nas fotos do Instagram ficou meio borrada e ela não via mais graça em nada que não fosse mais seguidores, mais likes, mais views. E a parte offline da vida dela passou a girar em torno de aumentar o números da vida online. Então tudo o que ela mostrava na internet era de mentira, era um esforço enorme para ser digna desses números, que não era mais verdade.
E quando você se esforça tanto pra ser alguém, você não é mais quem você nasceu.
Rede social é manipulável. Você decide o que, como e quando as coisas saem por aí (aqui?). Não tem essa de vazar foto, vazar vídeo, vazar álbum. Alguém postou ali com algum intuito. Não adianta encher a boca pra dizer que não, que não liga. Você posta fotos na internet pra mostrar pra alguém (se não fosse, na moral, você ia jogar num desses sites de armazenamento na nuvem e fim). Por ser tão altamente manipulável e dependente da ação de pessoas, as coisas saíram do controle de Essena.
E eu tento imaginar o quanto dessas celebs de rede social deve estar perdendo o controle também, exatamente como ela. Esse negócio de fazer dinheiro com a internet levou a coisa a tão outro nível assim? Será que é tão relevante assim ser bonita e ter visualizações online, a ponto de pagarem alguém por isso? E a ponto de colocar a vida de alguém em segundo plano? E, se for ó tão relevante assim, quem não se encaixa no padrão "loira-magra-linda" é irrelevante na internet? E meu interesse em youtubers que não falam de beleza/moda/"saúde", se encaixa aonde?
O que é que aconteceu com a internet baseada em inutilidades? Com o verbo 'blogar'? Ah, esse eu sei, virou 'produzir conteúdo'. PRODUZIR CONTEÚDO, GENTE. EM BLOG. Eu não sei.
Sobre a O'Neill, respeito muito a decisão dela de sair da internet, mas mais porque isso prova que ela não estava só querendo ainda mais atenção na internet do que pelo que ela acredita de fato. Porque ela acabou sendo engolida pela endinheiração da internet, sim, mas ela podia ter parado antes de fazer mal. Foi o que a Noelle fez. Foi o que eu fiz ao excluir todos os blogs antes desse. Não que eu sofresse a mesma pressão da Essena (NOT AT ALL HAHAHHAHAH), mas eu paro quando começa a fazer mal. Não boto pressão em mim mesma quando se trata de internet, porque isso não é tão grande assim. E se Essena não consegue discernir isso ainda, e usar as redes sociais da melhor forma possível (e isso inclui ganhar dinheiro também), é melhor ela se manter afastada mesmo.
Enquanto isso, eu fico aqui, felizinha com minhas cinco visualizações semanais, meus doze likes por foto no Instagram e sem pressão nenhuma pra ser alguém na internet que eu não sou na vida real. Com certeza, mais felizinha offline que Essena O'Neill agora.
Comentários
Postar um comentário