quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Beauti(vaise)fu(der)l

Antes de qualquer coisa vamos analisar as fotos. Qual delas é realmente mais bonita? Qual delas parece real? A foto que eu mais gosto é a segunda. Acho a modelo mais bonita e algo na foto me sugere maior naturalidade, como se a modelo realmente estivesse fazendo força pra ficar nessa pose. Meaghan Kausman é o nome da modelo australiana da segunda foto. A primeira foto é uma versão WFT? que uma empresa de roupa de banho usou sem a permissão da modelo ou do fotógrafo. O cara é bom de fotografia. E quem fez o Photoshop também, já que as fotos são as mesmas, e eu ainda não consigo acreditar nisso.
Eu só queria entender essa obsessão com magreza porque, de verdade, quanto mais eu comparo, mais eu prefiro a segunda foto. Esse tipo de magreza excessiva não é real e, gente, eu realmente não acho bonito.
O problema é que isso é vendido como bonito. E ainda tem essa obrigação de ser bonito. Com bonito sendo aquilo que alguém disser que é bonito. Então eu digo como você deve parecer E se você não se parecer com isso, vou pegar um programa na internet e forçar você a ficar de jeito x porque jeito y não é legal.
Que tal olharmos mais pra nós mesmos? 
Não há nada de errado em querer ser bonito (bom, pelo menos não até virar uma doença). O problema nisso tudo é querer se encaixar num padrão, sendo que a definição de feio e bonito não é algo universal. Podem até discordar de mim e dizer que a primeira foto é mais bonita. E se daqui a algum tempo o "corpo ideal" seja o da segunda foto? Engordariam a modelo, caso ela fosse mais magra? 
Todo mundo quer ser bonito. Mas, sério, o que é ser bonito? Somos seres humanos, numa variedade absurda de tamanhos, cores, formas e, principalmente, jeitos de pensar. Nem meus amigos e eu, que somos as pessoas mais parecidas entre si do mundo, concordamos em quem é ou não bonito. 
Achamos que os bebês têm cara de joelho, mas as mães deles acham ele as coisas mais lindas do mundo. Eu acho um cara gato até ele falar uma merda. Eu acho um cara feio até ele falar algo inteligente. Bonito e feito é só a embalagem, a casca. Não define nada sobre ninguém.Então qual o ponto de tentar fazer todo mundo parecer loiro E magro E de olhos claros E de cabelo liso E com o nariz pequeno E... UHG. 
Parem com tudo isso. 
Eu gosto do meu cabelo cacheado e dos meus olhos castanhos e das minhas coxas grossas. E não é porque uma pessoa não acha bonito que ninguém no mundo acha. É só um corpo. É só uma parte de quem eu sou. Não precisa ser igual o de todo mundo pra ser legal. 
Pra fechar, deixo esse vídeo gracinha de uma das minhas vloggers gringas favoritas.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário