quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Cinestésica


Existe uma teoria da psiconeurologia (olha, talvez não seja esse campo mesmo que estuda, e eu nem sei se essa palavra existe mesmo...? UPDATE: o termo certo é neuropsicologia, aprendi) que divide as pessoas em três perfis representacionais - visual, auditivo e cinestésico - baseados no funcionamento do seu cérebro, como este reage aos estímulos externos e o quanto isso interfere na sua personalidade e forma de se comunicar com o mundo.
Fiz um teste esses dias e meu resultado, como se pode notar pelo título, foi que eu sou esmagadoramente cinestésica. Mais da metade de mim se encaixa no perfil mais ~crazyney~.
É a galera dos eventos, da bagunça. Os esquecidos, os desorganizados. A pessoa que vai fazer um bom trabalho, mas nunca o melhor, pois pra eles o geral é mais palpável que os detalhes. É o professor legal, que fala de tudo, dá risada, mas que não consegue terminar a aula em tempo.
Cinestésicos não conseguem ficar parados por muito tempo, é a pessoa que senta e muda de posição sete vezes, porque não consegue ficar parado, mas também porque o conforto é sempre prioridade. E a gente morde tampa de caneta e faz anotação durante a aula só pra ter o que fazer (porque nunca vai reler aquelas anotações mesmo) e mexe no cabelo e come sem parar. Pessoas que, em geral, falam normalmente, mas quando existe emoção, aí a história muda e vira, uau, uma peça de teatro, com expressões e vozes e muitos gestos e dramacidade. Aliás, provavelmente usariam a palavra "dramático" para descrever um cinestésico.
As pessoas cinestésicas, dizem, reagem mais ao sentido do tato, tendo maior facilidade para lidar com pessoas, "socialmente orientados". Somos pessoas que ao fechar os olhos e imaginar a praia, temos maior tendência a sentir a areia nos pés que de ouvir as ondas, por exemplo. É um grupo muito do toque, adora falar pegando nas pessoas, grande entusiasta dos abraços e dos beijos e do calor. Quase sempre vamos preferir estar com alguém e quase sempre vamos querer que alguém prefira estar com a gente. Esse toque todo as vezes não é muito conveniente para algumas pessoas.
E, enquanto me explicavam tudo isso, não pude me conter na palestra, tendo uma crise, porque nenhum desses testes psicológicos me definiu tão bem. Foi tanta informação jogada na minha cara sobre mim mesma que já estava ali e só eu não queria acreditar, que eu achei que ou ia morrer de rir ou ia chorar.
Esse talvez venha a ser o texto mais sincero sobre quem eu sou, porque eu me encaixo em literalmente todas as características citadas e mais algumas outras que não consegui lembrar agora, mas que sim, sou eu.
Cinestésica. Em cada célula do corpo.


*você pode ler um realmente muito muito breve mesmo resumo dos outros perfis clicando aqui.

Um comentário:

  1. Engraçado, no começo super me identifiquei com a descrição (sou desorganizada, desatenta, esquecida...), mas pelo final percebi que definitivamente não sou uma pessoa cinestésica. Não sou muito de contato, preciso muito ficar um tempo sozinha todos os dias senão enlouqueço, odeio calor e as pessoas me irritam na maior parte do tempo, hahaha.
    beijos!

    ResponderExcluir