sábado, 20 de julho de 2013

Amorzade

Amizade: substantivo feminino derivado do Latim AMICITIA, derivado de AMOR.

Cheguei a conclusão de que a amizade é a forma mais pura de amor. Porque esse amor acontece de forma absolutamente espontânea. Não é como amar a família, porque é sua família e você acaba por amá-los, mesmo sem querer. E não é como amor baseado na paixão, porque esse se desenvolve muito mais a partir da vontade de ter outra pessoa, de receber a outra pessoa. E a amizade não se encaixa em nada disso.
Amizade - amizade mesmo, não aquela relação que você tem com os contatos do Facebook -  é a simples junção entre pessoas idiotas que precisam fazer a outra feliz. E não o contrário. É o único tipo de amor em que não se cobra nada de nenhuma das partes, porque não é necessário. Porque eles sabem exatamente o que e como fazer, mesmo sem saber o porquê.
Amigos são a família que dizem que a gente escolheu. Eu discordo. Fomos escolhidos pelos nossos amigos. Na maioria das vezes, a gente nem sabe porque aquele ser-idiota-que-não-tem função-alguma-além-de-irritar-profundamente é tão importante na nossa vida, mas é absolutamente impossível viver sem eles. Você não escolhe entregar sua felicidade e momentos felizes nas mãos de alguém. Você aceita porque... porque sim, porque são seus amigo e ponto final.
Por ser amor, amizade é imortal. Aquele seu amigo de verdade vai continuar seu amigo mesmo que vocês fiquem setenta anos sem se ver. Sério. Porque as memórias de antes vão despertar a amizade "adormecida".
Amigos estão ali pra falar mal do ex, pra comer seu lanche, pra copiar seu trabalho, ou pra emprestar o trabalho pra você copiar), pra te xingar, pra falar da vida alheia, pra te botar pra cima, ou pra ir pra baixo com você. Amigo é amigo. E faz qualquer coisa para que você se sinta melhor.
E é por isso que eu adoro ter amigos. Não porque eles vão me fazer bem. Mas porque eu posso fazê-los bem (e assim descobrimos que a Karla tem, sim, alguma utilidade).
Na verdade, eu só queria dizer aos meus amigos o quão importante eles são e o quanto eu amo cada um deles. Esse texto não é suficiente pra isso, ainda menos suficiente se a gente considerar que eles conseguem conviver comigo sem me enforcar (muito), mas eu tentei, pelo menos.
Feliz dia do amigo, seus bostas. Eu amo vocês.

2 comentários: