quinta-feira, 7 de maio de 2015

Is this the real life?

aka Uma possível resenha/conversa/blablabla sobre Inception



Matei aula pra assistir um filme. Ok, talvez não exatamente pra assistir um filme, mas assisti Inception enquanto deveria estar na faculdade. Gostaria de dizer que me arrependo, mas não seria bem verdade.
Inception conta a história de Cobb e seus amiguinhos que com certa tecnologia conseguem adentrar, controlar e compartilhar sonhos. No meio dessa atividade que não é exatamente legal, ele se envolve em altas tretas e pra resolver a maior delas (algo a ver com ele supostamente ter cometido um crime) ele vai usar dessa tecnologia dos sonhos pra implantar uma ideia no subconsciente de alguém.
A partir daí, a história se desenvolve entre Cobb, uma engenheira, um químico, o Joseph Gordon-Levitt ♥, um cara podre de rico e um outro cara que merecia mais destaque do que ser chamado de outro cara arquitetando a forma de implantar certa ideia no subconsciente de um herdeiro através de uma viagem louca de sonho, dentro de um sonho, dentro de um sonho.
O filme tem um tipo de fantasia científica da qual gosto muito. É algo que não faz tanto sentido assim, mas nos filmes eles dão alguma explicação que torna tudo foda pra caralho. Em Inception, uma máquina torna possível criar e compartilhar sonhos, e a coisa é tão altamente explicada que se torna extremamente plausível.
E daí é que eu começo a pensar na vida.
Os criadores do filme pensaram na remota possibilidade de compartilharem e criarem sonhos e implantar ideias dentro do subconsciente alheio. Se pensaram num filme sobre isso, pensaram na real possibilidade disso. Se pensaram na possibilidade disso, talvez tentaram trazer isso pra realidade? E de repente tudo isso aqui é um sonho? Porque, no caso, não tenho nenhum totem pra me lembrar de que estou na realidade e não dentro do sonho alheio. Estou escrevendo isso do lado de uma colega de trabalho e não existe nada que prove que isso tudo não é um sonho dela.
É de se pensar que, se fosse um sonho, por que é que jogariam um filme louco desse na minha cara a ponto de me fazer acreditar que isso não é real? Mas aí é que tá: tem uma cena no filme onde o Cobb joga na cara do carinha que vai ter uma ideia plantada em seu cérebro (não lembro o nome dele de jeito nenhum) que aquilo é um sonho. Então Inception seria a forma do meu treinador contra invasores de sonhos pra me lembrar que aquilo é um sonho, nada disso aqui é verdade. Tem uma imagem que vira e mexe aparece no Tumblr que também me dá um frio na barriga e me faz pensar: será que tudo isso aqui não é mesmo apenas um mar de fanta?
Fato é que, se for sonho mesmo, não quero esquecer de Inception quando eu acordar. Porque é um filme ótimo, muito bom mesmo.


http://suspiciousbiscotti.tumblr.com/post/118099183931/we-create-and-perceive-our-world-simultaneously


UPDATE (dez/2015): recentemente assisti Vanilla Sky que me deixou com o mesmo medo também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário