sábado, 23 de março de 2013

a perfeição do imperfeito

"perfeição é um defeito"

Acho que cada um tem seus próprios leões pra matar todos os dias e que o que a gente conhece da maioria das pessoas à nossa volta é só um pedaço do que elas realmente são. Eu mesmo, sou muito mais sorridente na escola. Isso não quer dizer que eu sorria o tempo todo. Ás vezes eu penso que as pessoas reclamam muito de coisas muito pequenas, ou de coisas que eu acho boas. Mas eu não estou vendo as coisas do ponto de vista do "reclamão". O que somos, no que acreditamos e como vemos as coisas são resultado de experiências que vivemos, o que quer dizer que a partir de minhas experiências anteriores, aquilo pode não ser exatamente um problema pra mim, mas quem está passando por aquilo não passou pelas minhas experiências e enxerga as coias de um modo diferente. Da mesma forma que alguém pode olhar pra mim em terceira pessoa não vai entender porque eu tenho sérios problemas de auto-estima e reclamo o tempo todo sobre tudo. Ninguém viveu o que eu vivi/vivo pra dizer se é uma coisa difícil ou não.
Logo, pensar que a vida de alguém é perfeita é burrice.
Não só porque você não está dentro da cabeça das outras pessoas, mas porque a perfeição não existe. E ainda bem que não.
Uma coisa perfeita seria imutável, inalterável, completamente entediante.
O que faz a vida tão importante de ser vivida é que ela não é perfeita. Se fosse, ninguém se moveria pra nada.
Não haveria distinção entre bom e ruim, porque seria tudo igual e não teria nada para ser comparado.
Gostar de alguém não é achar essa pessoa perfeita. É aceitar que ela só aquela pessoa porque ela é imperfeita.
Não estou dizendo que temos que aceitar que nada vai ficar bom nunca porque tudo é errado e nada é perfeito. Eu só acho que há algo de muito, muito bom nas coisas imperfeitas. Desde um coque de cabelo mais bagunçado que é mais bonito que o coque estilo bailarina, até um all star todo rabiscado e velho, que é muito mais legal que um tênis de corrida novinho. E que perseguir perfeição é frustrante.
Igualdade, unanimidade, comunismo e perfeição são coisas irreais, utópicas. Porque acaba com a diversidade da natureza. Nós, enquanto seres vivos parte da natureza, somos diferentes, defeituosos, imperfeitos. E por isso tão perfeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário