quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

2013 Awards - OS LIVROS

Ai ai. Ai que dificil.
2013 foi um ano bom em relação a livros. Poderia ser melhor, é verdade. Mas considerando o vestibular o fim do técnico, até que foi relativamente bom. Foram todos meus bebês. Dá dó escolher só treze. E ainda mais classificá-los. Pra eles não ficarem tão tristes e porque eu tô afim, vou ilustrar o post com imagens do tumblr.



Ai tumblr, como eu te amo
Posição 13 - Destinada (House of Night #9), de Kristin e PC Cast

Eu e minha relação de amor e ódio com House of Night.
Tem essa parte de mim que está amando tudo no momento e tem a outra parte que quer tacar o livro na parede, ou entrar nele pra matar a Zoey eu mesma já que a vilã dessa série é um porre.
Mas se a gente ignorar as partes ruins e focar em como a mitologia é rica e em como a linguagem dos livros é fácil, dá até pra passar por 8 livros e chegar no ápice da escrita entre PC e Kristin Cast, porque, até agora pelo menos, esse foi o melhor livro de House of Night e, sério. Amor. Só é uma pena que leve 9 (nove!) livros pra alcançar a graça que é esse livro.




qqr semelhança com um certo reality show,
nao é mera coincidencia



Posição 12 - 1984, do George Orwell

Não há muito o que falar. Mas distopias preenchem meu coração. Me enchem de medo também, mas é algo bom, certo? Quando um livro te atinge a tal ponto que você sente sensações reais? (lembra do meu tributo a hunger games? então...) 1984 é um livro mais denso e pesado e brutal. E você devia ler agora.





isso é um print do booktrailer, mas, sério,
nao parece em nada com os meus personagens







Posição 11 - Destino (Matched #1), da Ally Condie
Distopia poética. Por que não?!
Gastei muito tempo pensando na história e em como esse livro foi incrível. É lindo. É assustador, como deve ser toda distopia, mas é escrito de forma gentil. Pra entender melhor minha cabeça (ou não), vai lá ler a resenha dele.


Posição 10 - Fora de Mim, da Marha Medeiros

Ah.Como é bom andar na biblioteca, pegar um livro do qual você nunca ouviu falar e se apaixonar por ele. Essa imagem aí foi a responsável por me convencer a lê-lo. E eu não vou conseguir te convencer sem estragar a história. Então só vai. E aproveite esse livro maravilhoso.





Posição 9 - Lola e o Garoto da Casa ao Lado, da Stephanie Perkins

É estranho que esse livro esteja na nona posição quando eu amei ele tanto. Sério. Mesmo.
Lola é uma personagem incrível. E o Cricket.... s2
Apesar de não bater o seu ~primo~ Anna e o Beijo Francês, L&TBND é uma gracinha. E... gente, como eu amo a Perkins.





Uncle Rick is being so sassy~sassy~sassy

Posição 8 - A Casa de Hades (Heroes of Olympus #4), do tio Rick Riordan

Ah tio Rick. COMONÃOAMAR?
Queria conseguir fazer algum comentário decente, mas quando se fala sobre Os Heróis do Olimpo, nada é consciente, e tudo é fangirl. A vida é linda por causa desses livros. E A Casa de Hades já é o penúltimo da série. Não dá pra acreditar que só tem mais um livro de Percy hot Jackson mitologia grega + ironia tio Rick.






Posição 7 - O Roteiro Inesperado de Fani (Fazendo Meu Filme #3), da Paula Pimenta
Li Fazendo Meu Filme inteira esse ano. E tudo o que eu consigo pensar é que essa série dói.
Esse livro, o meu favorito da série, é bem triste. E eu não sei o que fazer, porque essa não é uma série especialmente triste, mas eu amo muito e isso tá muito fangirl. Só... leiam qualquer coisa da Paula Pimenta, porque tudo é válido.



 

Posição 6 - Cidade dos Ossos (The Mortal Instruments #1), da Cassandra Clare
Não, eu ainda não vi o filme. Mas eu amei essa imagem maravilhosa. E eu li o livro esse ano. Então acho que tudo bem usar essa imagem.
Porque funciona mais ou menos assim: tá tudo uma bosta? Então mantenha a calma e ame Cidade dos Ossos, porque, geez, que coisa linda!
Desde o quão bad-ass é Isabelle, até o quão bad-boy é Jace, passando por quão fofo é Simon até o quão divertida é a escrita da Cassandra. Só... tudo nesse livro se encaixa perfeitamente! Amo/sou.
Ainda não li Cidade das Cinzas, mas isso está prestes a mudar.





Posição 5 - Rosa e Túmulo (Secret Society Girl #1), da Diana Peterfreund
Por meio desta, eu confesso: não sei dizer o quão legal é esse livro.
Não leu ainda? Então nem termina esse post e vai atrás deste livro. Porque... meudeusdoceu. É tudo tãaaaao legal e original e lindo e engraçado e emocionante. Sério, gents!
As personagens são ótimas, até mesmo a protagonista. Eu nem sei pensar coerentemente em relação a esse livro.
Só.... sério. Leia.
(ok, recomendo que você tenha mais de 14 anos pelo menos pra ler isso. se você ainda não chegou lá, pule pro próximo item. se você já atingiu os 14, mano, vá ler essa merda)




Posição 4 - Minha Vida Fora de Série: 2ª Temporada, da Paula Pimenta
Ah, Pimenta.... Ah Pimenta....
Li o primeiro Minha Vida Fora de Série (autografado! #chorainimiga) ano passado e levei um bom tempo amando ele até, finalmente sair a segunda temporada.
Esse livro foi o primeiro que me fez acordar (levantar, na verdade) no meio da noite e ir no banheiro ler ele, só pra saber o que ia acontecer.
Ahá, suspense em Paula Pimenta! Por essa vocês não esperavam, né!? Bem, nem eu.
E... nem tem o que dizer ♥ . Fofura².






Posição 3 - A Culpa é das Estrelas, do John Green
Pausa pra apreciar o ~ma.ra.vi.lho.so~ primeiro poster do filme de A Culpa é das Estrelas, que estreia ano que vem
Agora que já viu esse poster lindo, vá ler o livro e entender porque tá.
Todo.
Mundo.
Falando.
Disso.
A história em si é linda, mas, sinceramente? Se esse livro tá no top 5 de 2013 não é por causa dela. A beleza desse livro está nas palavras. John Green sabe escrever. É lindo.
Esse livro é maravilhoso. Augustus é maravilhoso. A vida é maravilhosa depois desse livro (quer dizer, bem depois, depois que você para de chorar toda vez que vê o livro na estante)




já disse que amo bicicletas? além de tudo, tudo, ainda
temos bicicleta nesse livro ♥

Posição 2 - A Caminho do Verão, da Sarah Dessen
So relatable.
Eu sempre me senti meio que um ET por gostar de estudar. E pelas consequências que essa mania de estudar me trouxe. Eu, pelo menos sei andar de bicicleta, a Auden nem isso.
E parecia (ainda parece) que esse livro foi escrito pra mim. Pra eu me encontrar, tentar me entender (não deu muito certo nesse sentido, mas  funcionou perfeitamente bem como livro.). É um ótimo livro. Mesmo.




O CAMPEÃO - Quem é Você, Alasca?, do John Green
Quando eu comecei essa lista, eu não estava conseguindo encontrar os outros doze, nem colocá-los numa ordem justa. Mas eu já sabia, desde o começo, que Quem é Você, Alasca? seria o primeiro, porque (eu nunca achei que fosse dizer isso na minha vida) esse é o meu livro favorito de todos. É isso mesmo, minha gente. John Green escreve bem assim.
A ponto de me fazer chorar no ônibus. De me fazer chorar em casa, na minha cama, abraçada nessa porra desse livro que não sai mais da minha cabeça. Que me faz querer reler 154857412 vezes, mas também me dá vontade de queimá-lo, porque nada que causa sentimentos dessa profundidade pode ser saudável. (Ai que merda, vou chorar de novo).


Amanhã o post vai ser menos fangirl e mais coerente, prometo (ou não). Até lá ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário