quarta-feira, 1 de abril de 2015

April Fish - BEDA #1


Assunto clichê pra primeiro de abril? É, é clichê. Mas é pro BEDA, então pode, né?! 
Nunca acreditei muito em professor que dizia que sala de aula é uma relação de troca. Nunca achei que alunos e aulas pudessem mudar professores. Até, claro, eu virar uma professora. Como professora de inglês, recebo muitas perguntas sobre vocabulários muito específicos e, além disso, eu preciso dar algumas aulas sobre a cultura estadunidense e panz, o que me leva a pesquisar muito sobre assuntos de países de língua inglesa em geral. Conclusão: aprendo pra caramba.
Por exemplo, sobre a origem do 'April Fool's Day', ou o Dia dos Bobos de Abril, ou o Dia da Mentira ou, o nome que me  fez criar esse texto, April Fish. 
O primeiro de abril era o primeiro dia do ano na Europa, antes da introdução do calendário gregoriano. Daí quando mudou o primeiro dia do ano pra primeiro de janeiro, algumas  pessoas bateram o pé e se recusaram a aceitar a nova data, e, claro, quem tinha aceitado a mudança começou a zoar com essa galera, né, mandando convites pra festas que não existiam e coisas do tipo.
E vocês aí achando que a zuera é algo da internet...
Daí na França, a zuera incluía até colar imagens de peixes nas costas dos 'fools', tipo um 'me chute' versão século xvi. Por isso em terras francesas, ou de lingua francesa (como é parte do Canadá, por exemplo), a data ficou conhecida como poisson d'avril, ou april fish ou peixe de abril. Até hoje em dia na França eles têm cartão de primeiro de abril com peixes nele, tipo esse.
E eu não consigo mais pensar em primeiro de abril sem pensar em peixes. Até, porque, sério, 'peixe de abril' não é um nome muito mais legal que 'dia da mentira'? E, imagina, dá pra fazer várias pegadinhas de primeiro de abril com peixes, muito mais legais que contar mentiras, porque já estão todos esperando, sabe?! 
E, segundo meu amigo transmitológicx, que tá passando pela transição para se tornar sereia, peixes > pessoas.
(Aliás, realmente, as pessoas estão deixando muito a desejar, já que hoje tive um jorro de adrenalina quando li que Os Heróis do Olimpo ia ser adaptado pra um seriado de tv, só pra depois lembrar que era primeiro de abril ¬¬)

Nenhum comentário:

Postar um comentário