domingo, 26 de abril de 2015

O Preço de um Lição - BEDA #26


Devo dizer que a única razão pela qual eu me interessei por esse livro é que o Federico Devito escreveu parte dele (a outra parte é obra do Gutti Mendonça). Porque a capa não me atraiu, o título não atraiu, a frase de efeito da capa não me atraiu, a sinopse não me atraiu, nada me atraiu. Minhas expectativas para esse livro eram zero, zero mesmo. Mas o primeiro tweet que eu favoritei na vida foi uma menção dele pra mim depois de eu comentar sobre ele na capa da Capricho lá nos perdidos de 2010, então existe certa admiração pelo até hoje cara mais bonito dos três Vida de Garoto. Sim, a única razão pela qual eu quis ler esse livro é um antigo colírio da Capricho e atual youtuber.
O Preço de Uma Lição conta a história de um carinha (ele não tem nome no livro e, acredite, essa é uma das coisas mais legais do livro) de 22 anos que sempre conseguiu tudo o que queria, que luta por tudo o que quer, menos pelas garotas, que todas caem na dele. A história começa contando os relacionamentos amorosos desse cara durante a adolescência, passando por várias garotas e histórias bizarras até chegarmos em Juliana, que é o foco do livro e a segunda principal razão de eu não ter gostado tanto assim desse livro.
A primeira foi o próprio protagonista.
Ele é chato. Em todos os sentidos e significados que você conseguir dar à palavra chato. Criatura politicamente correta, com dinheiro, beleza, vai na igreja, não bebe, não usa drogas, não grita com as pessoas, estuda, se formou numa faculdade que não gostava ao invés de desistir e consegue o emprego dos sonhos. É um personagem tão sem defeito que esse vira exatamente seu defeito e, por ser o único, isso fica gritante durante a história narrada em primeira pessoa. É um saco.
Mas é um saco lidável até antes de ele conhecer Juliana, porque, então, ele fica um porre completo.
Quero que o leitor desse texto lembre-se de que a autora que vos escreve é louca apaixonada por romance adolescente e por garotos narrando histórias.
(A partir desse ponto, chovem spoilers. Mas, na moral, cê se importa de receber spoilers de um livro de romance com "amar muito não basta" na capa?)
Durante toda a leitura de O Preço de uma Lição, eu só queria bater nos protagonistas. Ele porque colocou a garota num pedestal absurdo, onde tudo era possível, passível, bonito, lidável, aceitável e apaixonável (uhg *vomita*); e ela por ter sido colocada num pedestal claramente não gostar dele tanto quanto o contrário, mas não mandar esse cara chato pra longe. O namoro deles é cheio de frufru que, em geral, eu amo muito e me faria desejar um cara desse na vida real, mas eu só queria vomitar durante toda a parte desse namoro no livro. Ugh.
A história melhora quando eles terminam, devo admitir, porque o carinha tira de fato uma lição de um namoro de dois sem ponto que termina por razão nenhuma e cresce com isso. Mas ainda não conseguia gostar do livro.
A história é repleta de nomes citados, mas que não estavam na história por tempo o suficiente para serem personagens (nem lembro do nome da maioria). A história é cheia de datas que não importam. Os autores tentam criar algo maneiro com o número 21, mas é algo que fica forçado e jogado no meio de um monte de informações inúteis do tipo fanfic (acordei, me arrumei, saí pro trabalho, resolvi um problema, voltei, dormi e Juliana não saiu da minha cabeça, meu amigo fuma maconha, tem uma menina correndo atrás de mim desde o ensino médio). Era muita coisa que poderia virar um enredo incrível, mas não tinha importância nenhuma na história.
É de se preocupar que a parte que eu mais gostei do livro todo foi pura encheção de linguiça e não o ponto real da história.
No fim do livro tem uma meta linguagem, um final meio aberto (mas não totalmente, já que ele diz a palavra 'última' várias vezes durante o livro) e uma sensação absurda de que se a história perdesse o foco de Juliana e fosse para Marcela (irmã da Melissa, não aquelas outras 500 Marcelas), ou Paulinho, ou Manuela, ou Luciano, ou mesmo pro carinha protagonista, a história seria muito melhor. Passei a leitura toda me perguntando porque ainda estava lendo aquilo e, sim, terminei. Mas não recomendo pra ninguém :x

Nenhum comentário:

Postar um comentário