domingo, 19 de abril de 2015

God bless the character development - BEDA #19

Também conhecido como: uma quase resenha de Love & Muddy Puddles, de Cecily Anne Paterson ou ALL THE SPOILERS ou outro textão


Estou lendo um livro chamado Love & Muddy Puddles no Kobo do meu celular. Ele conta a história dessa garota, a Coco, que é toda superficial e mais interessada em parecer legal do que ser legal de fato, que vai parar numa fazenda no meio do nada, logo depois de ter entrado no grupo das meninas mais populares da escola. A primeira metade do livro um completo porre de uma menina patricinha sendo uma total chata reclamando de tudo fazendo tudo parecer a pior coisa do mundo. Eu só queria vomitar na cara dela durante todo esse tempo.
Mas, sabe, ela vai crescendo. A protagonista vai aprendendo algumas coisas e vai deixando de ser uma completa idiota e vai percebendo que o top certo e a calça certa não são de fato importantes. Vai entendendo que sua irmã gêmea só é tão legal porque não faz nenhum esforço, ela só é ela mesmo. Coco vai lidando e melhorando muito.
O que importa de fato é que eu estava gostando muito pouco da história durante toda a fase superficial de Coco. Odiava a protagonista até o último fio de cabelo e, por isso, ficava agoniada de ler os pensamentos dela, gostando mais ou menos da história, mas odiando ler porque eu só ficava brava. Nunca passei tanto nervoso com uma protagonista-narradora chata desse jeito. Mas conforme ela foi melhorando, conforme ela foi crescendo e amadurecendo e se desenvolvendo, a história ficou tão tão tão tão mais legal.
A parte em que Coco para de choramingar por algo que ela não pode mudar e começa a fazer coisas, eu já lia o livro com um sorriso involuntário no rosto. Isso porque o character development da história foi muito bem desenvolvido.
Pra quem não sabe, character development significa desenvolvimento de personagem e designa basicamente aquele processo em que os acontecimentos de alguma história interferem na personalidade, e às vezes até no caráter, de um de seus personagens, fazendo-o mudar ao longo do livro/filme/peça/fanfic/etc.
Eu adoro character development. Mesmo quando eu já gosto da personagem desde o início da história (como é no caso dos livros da Stephanie Perkins), ainda acho incrível ver o quanto uma personagem pode mudar durante a história, ficando mais forte e madura durante e devido aos acontecimentos.
Character development é muito importante, porque traz uma veracidade à história, afinal ninguém na vida real é imutável. Por exemplo, ver a mudança de Klaus em The Vampire Diaries quando ele descobre que pode ter um filho dá aquela sensação de que ele é mais real, portanto é mais fácil de simpatizar com ele. Um outro exemplo de como esse desenvolvimento de personagens é importante, foi o fim de How I Met Your Mother, que ao querer mandar 'uma carta de amor aos fãs', acabou matando todo o desenvolvimentos dos personagens até ali, como se o Ted não tivesse se apaixonado pela Mother e o Barney não tivesse se apaixonado pela Robin e etc, fazendo todo mundo odiar e querer queimar aquele finale, claro.
(CAHAM, 'carta de amor aos fãs' foi o penúltimo episódio de Glee, 2009, tá?!, que trouxe todos aqueles aspectos do começo da série, dando nostalgia e amor aos fãs, mas sem ignorar tudo o que tinha acontecido na série até o finale, já que o episódio se passa em, óbvio, 2009. é assim que se faz uma homenagem aos fãs, ok. obrigada.)
Acredito que acompanhar os acontecimentos derrubarem e depois levantarem e derrubarem de novo as personagens e observar aquilo afetar a forma como estes reagem e pensam, faz toda diferença no quão boa pode vir a ser uma história.
Character development é tão importante e interessante e relevante, que algumas histórias existem baseadas completamente nesse foco. É o caso da maioria dos livros do John Green, do filme My Fair Lady e do seriado Selfie, onde a ação da coisa toda é o quanto personagem x ou y vai crescer. E, honestamente, é a parte que eu mais adoro em toda e qualquer história que acompanho (depois do relationship development, porque, né, primeiro o beijo, depois o desenvolvimento de personagem u.u).

Nenhum comentário:

Postar um comentário